ESCOLA SECUNDÁRIA DA MOITA
EFA - Ensino e Formação de Adultos

PLANIFICAÇÃO


REFERENCIAL DE FORMAÇÃO DA DISCIPLINA
«CE - CIDADANIA E EMPREGABILIDADE» (200 horas) - Turma EFA B3

(Avaliação, Recursos, Referencial de Formação, Carga horária, Especificações/Objetivos, Temas)


AVALIAÇÃO

A avaliação desta disciplina (para os quatro referenciais de formação propostos) será realizada através de exposições orais (processo de realização/pesquisa, suportes e apresentação), trabalhos individuais e de grupo (processo de realização/pesquisa com componente oral e escrita/multimédia), fichas de trabalho individuais sobre várias temáticas dos referenciais, fichas de visionamento de filmes/documentários e relatórios de visionamento de filmes/documentários.

Todos os elementos de avaliação acima  propostos serão realizados em conformidade com orientações específicas criadas para os mesmos. Estes documentos orientadores para a realização dos elementos de avaliação da disciplina, serão apresentados em aula a todos os alunos. (Os referidos documentos serão também entregues - em suporte papel - a todos os alunos no início do ano letivo e encontram-se ainda em permanência no portal «Pedagogias» num separador/página própria designada «Ferramentas do Aprendiz» podendo os mesmos serem visitados ou descarregados sempre que o aluno necessite).

Os elementos de avaliação indicados serão classificados em conformidade com os critérios específicos e percentagens (0 a 100%) exarados em grelhas próprias (criadas para esta disciplina) e dadas a conhecer a todos os alunos antes da realização do respetivo elemento de avaliação (Grelha de Avaliação para Relatório de Filme/Documentário, Grelha de Avaliação para Exposição Oral, Grelha de Avaliação para Trabalho Individual e Grelha de Avaliação para Trabalho de Grupo).


Em conformidade com as normas/orientações (legislação específica interna e externa) para os cursos EFA, a classificação dos elementos de avaliação é sempre qualitativa e traduz-se no seguinte: Muito Insuficeinte ( 0 a 19%); Insuficiente (20 a 49%); Suficiente (50 a 69%); Bom (70 a 89%) e Muito Bom (90 a 100%).


RECURSOS

Documentos escritos e multimédia (diaporamas, powerpoint's, vídeos, documentários, filmes, etc.) disponíveis no espaço/página dedicada à disciplina no portal «Pedagogias» (https://pedagogias.webnode.pt) no separador conteúdos, Internet (portais, websites, redes, blogues), documentos de investigaçaõ propostos pelo docente, períodicos sugeridos ou trazidos para a aula pelo docente e alunos (jornais, revistas), fotocópias, quadro, projetor, PC's, indicação de webgrafia e bibliografia, etc..


REFERENCIAL DE FORMAÇÃO

1. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS ESTADO DEMOCRÁTICOS

Carga horária = a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas


Especificações:

Competências para trabalhar em grupo

- Transmitir conclusões

- Liderar um grupo

- Estabelecer compromissos

- Reconhecer e respeitar a diversidade dos outros

- Resolver interesses divergentes

 

Temas:

1. A Cidadania e o cidadão

2. Direitos e liberdades fundamentais
3. A Democracia
4. Os Estados democráticos

5. A organização institucional do Estado Português

6. A União Europeia

7. A ONU
8. Outras organizações importantes

9. Participação organizada e solidariedade social

10. Justiça e equidade social para todos!

11. Imigração e interculturalidade.


2. ORGANIZAÇÃO ECONÓMICA DOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS
Carga horária
= a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas


Especificações:

Competências de adaptabilidade e flexibilidade

- Ajustar o desempenho profissional a variações imprevistas

- Assumir riscos controladamente e gerir recursos

- Fornecer informação de retorno (feedback)

- Conhecer sistemas organizacionais e sociais

- Identificar e sugerir novas formas de realizar tarefas

- Ter iniciativas e evidenciar capacidades de empreendimento


Temas:

1. A Globalização

2. A Internet e a Democracia Digital

3. A Sociedade e o consumo

 

3. EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO, PROFISSÃO E TRABALHO/EMPREGO
Carga horária
= a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas


Especificações:

Competências de educação / formação ao longo da vida

- Aprender a aprender

- Constituir uma carreira de competências individuais

- Utilizar tecnologias de formação à distância

- Posicionar-se face às relações entre deontologia e inovação tecnológica

- Conhecer dispositivos e mecanismos de concertação social


Temas:

1. A Empregabilidade e o Mercado de Trabalho

2. As transformações da Sociedade e do Trabalho

3. O Desemprego

4. Informação e Cidadania

5. O auto-conhecimento

6. A procura de emprego

7. A criação do próprio emprego

 

4. AMBIENTE E SAÚDE
Carga horária
= a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas


Especificações


Competências de relacionamento interpessoal

- Ensinar os outros

- Conduzir negociações

- Gerir e negociar disputas

- Tomar posição sobre a reintegração social das vítimas de acidentes

- Relacionar meio ambiente e desenvolvimento socioeconómico

- Conhecer o papel do Estado na promoção da saúde dos cidadãos


Temas:

1. Saúde individual 

2. Saúde Pública
  (  (   3. Questões ambientais atuais
4. Desenvolvimento sustentável
5. Outras questões ambientais

 

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Outubro de 2013
Prof. Ângelo Rodrigues