Conteúdos
 

CMA - Cidadania e Mundo Atual
(Ano letivo 2012/2013)


1º PERÍODO
 

C5 -  COMPREENDER OS MÉDIA II:
Quem faz a agenda das notícias?

  • A informação como veículo do conhecimento
  • Meios de formação da opiniãopública
  • Importância dos média na formação da opiniãopública
  • A hierarquização das notícias
  • A recolha de informação e os tipos de fontes
  • Audiências, programação e publicidade
  • Obstáculos ao direito à informação: a censura
  • Relação entre as novas tecnologias e a comunicação
  • Novas formas de comunicação e informação


C10 - PROMOVER A SAÚDE:
As doenças do nosso tempo

  • Saúde como direito da Humanidade
  • Dever pessoal de promoção da saúde
  • Desvios alimentares: obesidade, bulimia e anorexia
  • Consumo de álcool, tabaco, drogas lícitas e ilícitas
  • Sexualidade e planeamento familiar
  • Doenças sexualmente transmissíveis

 

2º PERÍODO
 

D2 – AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO II:
          UM MUNDO DE CONTRASTES

Conteúdos e Objetivos:

1. Conceito de crescimento Económico e desenvolvimento

  • Distinguir crescimento económico e desenvolvimento
  • Conhecer alguns indicadores de crescimento económico

2. Evolução dos conceitos de desenvolvimento e qualidade de vida

  • Definir o conceito de qualidade de vida
  • Conhecer alguns indicadores de crescimento económico

3. Indicadores de desenvolvimento (Produto Interno Bruto, Produto Nacional Bruto, Esperança Média de Vida, Taxa de Mortalidade Infantil, Taxa de Analfabetismo, Número de médicos por habitante, etc.)

  • Conhecer os principais indicadores de desenvolvimento

4. Desigualdades e desenvolvimento humano

  • Conhecer o conceito de “países desenvolvidos” e “em vias de desenvolvimento”, identificando exemplos concretos

5. Níveis de desenvolvimento: desigualdades e interdependências

  • Reconhecer a importância da ajuda dos países desenvolvidos aos países em vias de desenvolvimento

6. Obstáculos ao desenvolvimento

  • Identificar diferentes obstáculos ao desenvolvimento (Fatores históricos, fatores naturais, fatores demográficos, fatores políticos, fatores económicos)



D5 – URBANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL: VIVER (N)AS NOSSAS CIDADES

Conteúdos e Objetivos:

1. Áreas de fixação humana: ruralidade e urbanização

  • Saber distinguir espaço rural e urbano
  • Identificar caraterísticas de cada espaço
     

2. As cidades no mundo: diversidade e distribuição

  • Conhecer o modo de vida da população urbana e rural
     

3. Crescimento das cidades: urbanismo e urbanização

  • Distinguir o conceito de urbanização e urbanismo


4. Morfologia e funções de áreas urbanas

  • Identificar os diferentes tipos de plantas citadinas (planta irregular, planta radioconcêntrica, planta ortogonal)
  • Identificar as funções das áreas urbanas (Função político-administrativa, Função industrial, Função comercial, Função financeira, Função de defesa militar, Função cultural, Função religiosa, Função turística/lazer)


5. Problemas das cidades e do modo de vida urbano

  • Identificar e conhecer os problemas da vida urbana (Transportes e trânsito, Infra-estruturas, Espaços verdes, Equipamentos urbanos, Doenças)
     

6. Impactos sociais e ambientais do crescimento e transformação das cidades

  • Identificar os impactos sociais do crescimento das cidades
  • Identificar os impactos ambientais do crescimento das cidades



3º PERÍODO

A4 - EMPREGABILIDADE IV: INTEGRAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO

Conteúdos e Objetivos:


1. Conceito de mercado de trabalho

  • Definir o conceito de mercado de trabalho.

Sete dicas para entrar no mercado de trabalho: Ser irreverente; Ter uma imagem cuidada; Refletir sobre as decisões; Complementar o percurso académico; Diversificar a procura de trabalho; Procurar empresas com que se identifiquem.


2. Oferta e procura de emprego

  • Compreender as diferentes formas de procurar emprego, identificando diversas fontes de apoio nesta seleção.

A Internet e as Empresas e Instituições de Recrutamento:

3. Técnicas e instrumentos de candidatura a um emprego

  • Identificar diferentes técnicas e instrumentos de apoio à candidatura a um determinado emprego.

- O Curriculum Vitae; - Carta de apresentação; - Entrevista; Testes psicotécnicos.

    - Modelo Europeu de Curriculum Vitae  (PDF) 

    - Carta de Apresentação - Modelo (PDF)

4. Recrutamento e mobilidade de trabalhadores na União Europeia

  • Alargar o contexto de trabalho no espaço europeu.

    - EURES - Uma rede ao serviço da mobilidade dos trabalhadores na Europa (PDF)

    - A livre circulação de trabalhadores na União Europeia (PDF)
 

5. Modalidade e finalidades da formação

  • Clarificar dúvidas e salientar a importância da formação em contexto de trabalho para os alunos.

6. Programas e medidas de apoio à inserção profissional e à criação de empresas

  • Conhecer alguns programas e apoios à criação da própria empresa.

Apoios a iniciativas locais de emprego; Os destinatários; Apoios técnicos; Apoios financeiros; Apoios financeiros à criação de postos de trabalho; Apoios financeiros ao investimento.